Testando fones de ouvido

Crédito: Chesky Records

Se por um lado esta coluna (ainda) não realiza testes objetivos com equipamentos de medição, tais como o LARS da B&K, a metodologia aplicada aos testes subjetivos não deixa de ter o seu rigor.

Nosso sistema de testes é composto basicamente de um MacBook Pro 2019 conectado a um conversor digital para analógico (DAC) RME modelo ADI-2DAC fs via uma porta USB 2.0.

O software de reprodução J River Media Center 27 permite reproduzir arquivos FLAC de 24 bits 192 KHz e DSD com até 11,2 MHz de frequência de amostragem.

Fones de ouvido para uso em ambientes externos são testados com o Sony Walkman N55.

O setup de testes é alimentado por um no-break BZ1500PBI-BR, da APC, uma solução com excelente custo-benefício para gerar uma energia limpa e contínua.

Finalmente, e de maneira a se atingir um estado de relaxamento físico pleno, os testes são conduzidos em uma poltrona de couro reclinável Ekornes Stressless Ruby Classic com suporte para os pés.

Então, é só dar “play” e começar a curtir.

Metodologia de testes

Ao recebermos um fone de ouvido para testar, primeiro tentamos definir para quais estilos musicais o fone foi projetado. Essa definição leva em conta a marca e o seu histórico, o design e a tecnologia empregada na construção do falante, entre outros. Uma vez definidos os estilos, definimos um playlist com até 90 minutos, que irá levar o fone de ouvido a um verdadeiro treinamento cardiovascular intenso.

Nossa parceria com o site HDTracks.com nos dá acesso a um acervo praticamente ilimitado de gravações em Áudio de Alta Resolução. Citando o próprio site, vamos de Led Zeppelin a Beethoven.

Fazem parte importante do playlist algumas faixas do The Ultimate Headphone Demonstration Disc, da Chesky Records.

Os testes buscam avaliar as cinco dimensões dos fones de ouvido:

  • Dinâmica
  • Equilíbro tonal
  • Palco sonoro
  • Isolamento
  • Conforto

Convidamos fabricantes e distribuidores independentes a nos enviar os seus fones para teste, contatando em alexandre.algranti@hotmail.com pelo WhatsApp em +55 11 99942 6446.

Publicado por Alexandre Algranti

Estudou engenharia, marketing e finanças mas quer mesmo ser jornalista. Continua na busca do fone de ouvido perfeito mas espera jamais encontrar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *