Dr.Chesky’s Stereophonic Recording Techniques

Crédito: Reprodução

Sem dúvida os microfones tem um papel mais importante na determinação do som da música do que o de qualquer outro elo na cadeia da gravação. Os microfones são transdutores; eles convertem as ondas sonoras em sinais elétricos. Os microfones ouvem de uma forma diferente e seus padrões de captação definem os seus sons.

Para ilustrar isso, o Dr. Chesky organizou uma sessão no Hirsch Center em Nova York com um grupo de músicos talentosos executando a música “Wayfaring Stranger” repetidamente. A música foi captada por uma suculenta mistura de microfones e pré-amplificadores de microfone.

As 33 faixas resultantes documentam os resultados dos testes com os melhores microfones de fita e condensador do mundo, pareados com combinações de pré-amplificadores aclamados e customizados usando as técnicas “estéreo Blumlein”, “mid/side” e “omni espaçados”. As distâncias entre os microfones side foram variadas, com microfones adicionais posicionados em alguns takes entre os microfones espaçados. Você irá ouvir o quanto essas mudanças alteram dramaticamente o som da música. Vide o livreto em pdf que acompanha o download.

Os resultados dos testes são educacionais; audiófilos com audição aprimorada ficarão surpresos em ouvir como cada combinação de microfone, pré-amplificador e posicionamento alteram o som, e para esses ouvintes os resultados serão reveladores. Ouça as mudanças de equilíbrio tonal e como os microfones captam não só os sons dos músicos mas também o espaço acústico do Hirsch Center.

Todas as faixas estão livres de compressão dinâmica e equalização; você irá ouvir exatamente o que o Dr. Chesky ouviu durante a sessão. A arte de gravar está em fazer escolhas que determinam a qualidade sonora da música. O Dr. Chesky espera que essas faixas lhes darão uma apreciação mais profunda do processo.

Compre inserindo o cupom “FDOCOMBR” para 20% off até 31/12/2021.

Publicado por Alexandre Algranti

Estudou engenharia, marketing e finanças mas quer mesmo ser jornalista. Continua na busca do fone de ouvido perfeito mas espera jamais encontrar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *